Bem-Vindo

Se eu quiser ganhar a sua confiança, vou ter que dar a minha em troca.

A atração e a facilidade do CDB

CDB: Investimento seguro e garantido pelo governo

 Quando você compra títulos públicos, empresta dinheiro ao governo. Quando investe em CDB (Certificado de Depósito Bancário), você empresta a juros para o próprio banco. Mas aí vem uma pergunta: qual é a taxa de juros? E por que os bancos precisam pedir para mim e para você? Vamos lá.


 Os bancos fazem empréstimos entre si para fechar as contas no final do expediente. Dificilmente um banco termina o dia com muito dinheiro em caixa. O dinheiro deles está investido em títulos públicos, que não tem liquidez imediata. Os títulos têm data de vencimento e dias certos para serem resgatados. Não dá para simplesmente resgatar um título e resolver a vida. Além disso, os bancos precisam colocar uma parte de todo o dinheiro que têm no Banco Central. O nome disso é depósito compulsório e é usado pelo governo para controlar a quantidade de moeda de circulação. Assim, o BC mantém a inflação em padrões razoáveis.

Chega de pedir emprestado

 Como os bancos fazem milhares de operações todos os dias, eles precisam recorrer a outras instituições para fechar as contas da rotina. É normal. É assim no mundo inteiro. Pois bem, quando bancos emprestam uns para os outros eles cobram juros. Esse tipo de investimento que os bancos fazem uns com os outros é chamado de CDI, o Certificado de Depósito Interbancário. Portanto, quando você empresta para o banco, é CDB. Quando banco empresta para outro banco, é CDI.

  O CDB Na economia

 Apenas políticos têm reputação tão ruim quanto banqueiros. Nós nos acostumamos a imaginá-los como pessoas que estão sempre esperando alguém abrir a guarda para atacar. Mas, na realidade, bancos são apenas intermediários de operações que nós, sozinhos, não conseguiríamos fazer. É quando entra um pouco de história.

 Sempre existiu alguém que tem dinheiro e outro alguém se oferecendo para guardá-lo. Outro grupo quer financiamento apra abrir um novo negócio. Por mais que as partes se conheçam, sempre vai haver desconfiança. Além disso, seria bem complicado sair pedindo ou oferecendo dinheiro na rua para desconhecidos. Os bancos surgem, então, como responsáveis por intermediar essas relações.
  
 Todo o dinheiro que você coloca num banco será emprestado, menos o valor destinado ao compulsório. Nada fica parado na sua conta. Os valores vão para clientes que querem comprar carros, para empresas que precisam de recursos, para outros bancos. Seu dinheiro ajuda a irrigar a economia.

Gostaram desse novo conteúdo? Então comenta ai.
Em breve estarei postando mais.

  Conclusão, CDB é quando o banco pega o seu dinheiro e promete devolvê-lo no futuro com juros, ele está fazendo uma operação de CDB. É um investimento seguro, garantido pelo governo e indicado para outros planos de médio e longo prazo.

Compartilhe esse Artigo:

Autor:Matheus Cavalcanti

Olá, me chamo Matheus, tenho 17 anos, pratico esportes, sou amante de Designer Gráfico e pretendo fazer faculdade, sou blogueiro iniciante e vou tentar passar o meu conhecimento para você.

Façaum Comentário

    Comentar no Blogger

0 comentários:

Postar um comentário