Bem-Vindo

Se eu quiser ganhar a sua confiança, vou ter que dar a minha em troca.

Como o Brasil se deu mal com o baguncismo

Inflação gigante, preços congelados e agora?

   O Brasil dos anos 80 parece uma peça de ficção inventada por um escritor ruim. A inflação era gigante , os preços foram congelados, a Bolsa de Valores não rendia quase nada justamente por causa da inflação. Nesse meio tempo, o País resolveu bagunçar até o jeito de se financiar. Emprestou dinheiro para o governo? É. Foi mal. Espere só mais um pouquinho.


   Um dos títulos mais conhecidos daquele período de baguncismo era o ORTN (Obrigação Reajustável do Tesouro Nacional). O valor a ser pago pelo governo era reajustado de acordo com a inflação. Só que o governo brasileiro tinha muitas dificuldades para pagar seus compromissos. Resultado? Imprimia mais dinheiro.

Governo tenta controlar a inflação


   Só que a inflação é um bicho voraz. Ela se alimenta de dinheiro e o governo estava colocando ainda mais moeda na economia. Quando tentava controlar a inflação, fechava a torneira. Mas aí ele ficava sem dinheiro para pagar os títulos. Então o governo mudava o vencimento e você nunca sabia quando ia receber seu dinheiro de volta.

   Por isso, a confiança dos investidores foi acabando. O prazo dos títulos ficou cada vez mais curto, acompanhando o descrédito do governo. Títulos que costumavam ter um prazo de 30 meses caíram para apenas quatro meses, em 1988. Era uma corrida incessante contra o tempo.

   Com prazos tão curtos, o governo precisava dar um jeito de levantar cada vez mais dinheiro. A roda da impressora voltava a girar. E o resultado, claro, era só mais inflação. Em vez de usar uma forma simples de se financiar, pegando dinheiro da população e pagando alguns juros, o governo só criava mais problema para si. E para o País.

Compartilhe esse Artigo:

Autor:Matheus Cavalcanti

Olá, me chamo Matheus, tenho 17 anos, pratico esportes, sou amante de Designer Gráfico e pretendo fazer faculdade, sou blogueiro iniciante e vou tentar passar o meu conhecimento para você.

Façaum Comentário

    Comentar no Blogger

0 comentários:

Postar um comentário