Bem-Vindo

Se eu quiser ganhar a sua confiança, vou ter que dar a minha em troca.

Como o CDB ajudou a construir o renascimento

CDB (Certificado de depósito bancário)

  Na Europa dos séculos 13,14 e 15, muita gente tinha ouro e não tinha como guardar. Elas deixavam o metal com um ourives e recebiam uma nota, um "vale tantos quilos de ouro". Era o primeiro CDB, um "certificado de depósito bancário" primitivo. Mas, naquela época, você pagava pela proteção. Afinal, artesãos que faziam joias tinham bons cofres.

Como o CDB ajudou a construir o renascimento

  Com o tempo, as pessoas começaram a apelar aos ourives quando precisavam de crédito. Então eles emitiam uma nota dizendo que estavam emprestando tanto para aquela pessoa, que deveria devolver o valor acrescido de juros. Aos poucos, essas notas começaram a circular e a valer como dinheiro afinal, era muito mais fácil de carregar.

Giovanni Di Bicci de Medici fundador do Banco de Florença


  Na Itália, isso foi grande. O país era uma potência, a economia crescia e os ourives do passado passaram a viver só de empréstimos, montando banquinhas nas praças para atender aos clientes. É daí que vem o nome banca, em italiano, para definir o que é banco, em português. Agora, você cobrava para deixar seu ouro com o dono da banca e ganhava um certificado.

  Um dos mais bem-sucedidos donos de banquinha foi Giovanni Di Bicci de' Medici, patriarca da família Medici e fundador do Banco de Florença. Com os lucros bancários, Os Medici financiaram o Renascimento e fizeram a fortuna histórica e turística de Florença. Alguns grandes artistas, como Michelangelo e Leonardo da Vinci, foram patrocinados por eles. Sem aquele CDB primitivo, até poderia ter existido Renascimento. Mas talvez fosse bem menos dourado.

Compartilhe esse Artigo:

Autor:Matheus Cavalcanti

Olá, me chamo Matheus, tenho 17 anos, pratico esportes, sou amante de Designer Gráfico e pretendo fazer faculdade, sou blogueiro iniciante e vou tentar passar o meu conhecimento para você.

Façaum Comentário

    Comentar no Blogger

0 comentários:

Postar um comentário