Bem-Vindo

Se eu quiser ganhar a sua confiança, vou ter que dar a minha em troca.

Brasileiro não é bom poupador

69% É a porcentagem de brasileiros que não guardam dinheiro, segundo pesquisa do Ibope

HOJE INVESTIMENTOS TÃO SEGUROS QUANTO A POUPANÇA SUPERAM A ANTIGA CADERNETA

Muitos educadores financeiros recomendam que você tenha uma reserva de dinheiro que seja três vezes maior que o seu salário. Se você já tiver filhos ou trabalhar como autônomo, aumente para seis vezes oque você ganha por mês. No brasil, isso é uma raridade. Segundo pesquisa do Ibope Inteligência, realizada a pedido da Serasa Experian em 2013, 69% da população não poupa. Entre os entrevistados, 35% ainda disseram que não guardam dinheiro porque sentem mais prazer em gastá-lo imediatamente.

Embora o hábito de poupar seja um aprendizado que normalmente acontece na infância, com a ajuda da família, fatores econômicos e sociais ajudam a entender por que  o brasileiro é um mau poupador. Pais que viveram o período de hiperinflação não conseguiam poupar e não repassam esse hábito às novas gerações.

Hoje investimentos tão seguros quanto a poupança superam a antiga caderneta

Durante muito tempo o dinheiro deixou de exercer uma de suas funções, a de reserva de valor, e uma das únicas maneiras de não perder ainda mais dinheiro era comprando. Além disso, medidas como o congelamento dos depósitos das contas correntes e cadernetas de poupança no Plano Collor tiraram a confiança do brasileiro no sistema financeiro.

Com a estabilização da economia veio também a expansão do crédito e, novamente, as condições econômicas afastaram o brasileiro dos investimentos. As pessoas fizeram uma corrida às compras. A nova classe média atingiu níveis de rende que permitiram a muitas famílias adquirir certos bens e serviços, como carros e viagens de avião. Com isso, não é difícil entender por que 30% dos consumidores assumiram, na mesma pesquisa do Ibope, que compram por impulso. Futuro? Ainda estamos bem longe de começar a planejá-lo.

Compartilhe esse Artigo:

Autor:Matheus Cavalcanti

Olá, me chamo Matheus, tenho 17 anos, pratico esportes, sou amante de Designer Gráfico e pretendo fazer faculdade, sou blogueiro iniciante e vou tentar passar o meu conhecimento para você.

Façaum Comentário

    Comentar no Blogger

0 comentários:

Postar um comentário