Bem-Vindo

Se eu quiser ganhar a sua confiança, vou ter que dar a minha em troca.

Oque é o OVERNIGHT e por que hoje só banco pode ter?

Por que hoje só banco pode ter OVERNIGHT?

Oque é OVERNIGHT e por que hoje só banco pode ter?

Houve uma época, no Brasil, em que um dos poucos investimentos seguros, em renda fixa, tinha nome de boate ruim. Era o overnight. Ele garantia uma renda fixa, todo dia, contra a inflação. Hoje, só pode ser usado por bancos e é responsável pela sobrevivência do sistema financeiro.

Ao longo do dia, um banco pode fazer uma enormidade de operações. Muitas vezes, encerra o expediente precisando de dinheiro para cobrir os empréstimos que fez, os financiamentos que arrumou, os seguros que pagou. Então vai a outros bancos, pega um empréstimo para cobrir o caixa e se compromete a pagar no outro dia, quando já vai ter recebido empréstimos, parcelas de financiamento e novos clientes de seguros. Essas operações em que você pega num dia e paga no outro são conhecidas como overnight.

Brasil com inflação gigantesca

Quando o Brasil vivia com uma inflação gigantesca, as pessoas mais ricas tinham acesso a aplicações financeiras que protegiam suas economias da desvalorização diária e desenfreada. Elas podiam participar do overnight emprestando para os bancos e recebendo no outro dia. Era um CDB com prazo de 24 horas, portanto.

No final das contas, essas pessoas acabavam se beneficiando da inflação. Para evitar que os bancos perdessem dinheiro todo dia, o governo colocava dinheiro na roda. E uma parte desse dinheiro ia para o bolso das pessoas que participavam do overnight. Era uma fantástica fábrica de concentração de riqueza: o mínimo para aplicar no overnight era de US$ 100 mil.

Com a inflação alta, quem mais perde é quem menos tem recursos e meios de proteger o pouco que tem. Isso ajuda a entender por que os supermercados ficavam lotados nos primeiros dias do mês, quando os assalariados recebiam. A compra do mês era a única forma de proteger o dinheiro da desvalorização.

O fim do overnight e a estabilização monetária

O overnight acabou em 1991, três anos antes da estabilização monetária, em 1994. Hoje , só os bancos podem participar dessa troca de dinheiro. A necessidade dele desapareceu na medida que a economia ficou menos maluca.

Compartilhe esse Artigo:

Autor:Matheus Cavalcanti

Olá, me chamo Matheus, tenho 17 anos, pratico esportes, sou amante de Designer Gráfico e pretendo fazer faculdade, sou blogueiro iniciante e vou tentar passar o meu conhecimento para você.

Façaum Comentário

11 comentários:

  1. A Overnight que eu conheci não era boate muito menos ruim. Foi uma das danceterias mais badaladas de SP, e deixou saudades.

    ResponderExcluir
  2. O minimo nao era 100 mil dolares, nao... eu mesmo apliquei 1.000 dolares em 1982 por 3 dias (lembro que me rendeu perto de 50 dolares)

    ResponderExcluir
  3. eu gostaria de saber qual a melhor opçao de aplicaçao nos dias de hoje. seria a poupança ou existe outra aplicaçao?

    ResponderExcluir
  4. Excelente explicação

    ResponderExcluir
  5. De primeira ja caí nessa explicação, e logo após fui pesquisar mais sobre o assunto, percebi que era sem essa explicação, as demais definições iriam ficar sem sentido pra mim, pois já vi pessoas mais velhas comentando sobre isso, que faziam esses investimentos, e nas outras buscas falam mais sobre relações Banco-Banco, agora entendi que pessoas Fisicas podiam fazer esses empréstimos, só uma correção o valor mínimo não era 100.000 dava pra se aplicar muito menos.Fora isso está bacana sua explicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O overnight era limitado a no mínimo $100,000. O que acontecia é que criavam-se grupos de investimentos informais, normalmente o gerente do banco criava esse tipo de grupo, registrando a operação no nome dele, para que quem tinha menos dinheiro pudesse investir.

      Excluir
  6. É boa ou ruim está explicação?

    ResponderExcluir
  7. Verdade, não passamos necessidade porque minha mãe aplicava diariamente no overnight. Lembro-me muito bem dessa época horrível. Nos preparemos, pois outra está por vir.

    ResponderExcluir
  8. Fui provocada a analisar um contrato de promessa de compra e venda a metade final do pagamento seria depositada em banco no sistema de overnight. A ideia era que o dinheiro ficasse rendendo ate a expedicao de alvara no inventario do proprietario do imovel, acontece que ate hoje o inventario nao foi aberto, e como vc afirmou que o valor ficava disponivel no banco por pouco tempo, pergunto se estes valores ainda estariam disponiveis e se mantiveram a mesma correção

    ResponderExcluir